segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Amargo Doce Açucar

Não é fácil numa casa onde somos quatro, educar no sentido de comer bem e saudável, principalmente quando tomamos consciência de certos erros numa fase em que duas crianças de 10 e 8 anos têm já os seus hábitos enraizados. Hábitos esses que me foram transmitidos pelo cordão umbilical e que transmiti pela mesma via.
Por isso decidi que não iría impôr nem estipular regras, nem cair em fundamentalismos vegetarianos ou macrobioticos.
Na minha lenta aprendizagem vou tomando consciência de certos erros, pesquiso sobre o assunto e tento introduzir lentamente certos alimentos e eliminar outros modificando assim os hábitos do dia a dia e melhorando a qualidade da alimentação.

E porque falei nas crianças é quase impossível não falar no açucar, essa doce droga que nos vicia lentamente e que lhes damos de borla....



Açucar Branco prejudicial porquê?

Porque o açucar branco é o produto da degradação da cana de açucar; para esse efeito e para clarear o melado adiciona-se gás sulfidrico (um potencial veneno) e como se isso não bastasse ainda se coloca cal, (sim aquela de pintar paredes). Estudos revelam que essa mesma cal entra em competição com o calcio do nosso corpo sendo por isso o açucar o grande culpado da osteoporose.
E as nossas autoridades responsaveis não tomam a menor providencia! Porque sera ?
Será que são insensiveis ? Ou não sabem dos riscos que corremos? O açucar branco é considerado como ópio, uma droga destrutiva, formadora de hábito, causando dependencia. Só há uma resposta: existem grandes interesses a defender das industrias do mesmo.

O açúcar, em especial o refinado, é 100% caloria, sem valor nutricional. Quando consumido regularmente em grande quantidade ou puro, ele tem resultados muito amargos na nossa vida.Ele deflagra uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, e esta, à hipertensão, ao diabetes e até a alguns tipos de cancro.

Alternativas?
É possível obtermos o sabor doce através de alimentos muito mais saudáveis como o malte de cevada ou o malte de arroz, ou outros. Este xarope equilibrado, com um grande teor de maltose e de hidratos de carbono complexos, é absorvido de uma forma lenta e gradual na corrente sanguínea;utiliza cevada germinada para criar um adoçante equilibrado, cujo segredo está na fermentação enzimática.
Evite no entanto sucedâneos como o aspartame ou a sacarina, muito piores para a saúde do que o açúcar branco.

Sem comentários: