quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Eclipse

Fascinam-me todos os fenómenos da natureza, o dos eclipses é um deles....
O desta noite não se viu por aqui em terras de Inês de Castro pois as nuvens estavam muito presentes ........





O alto do fenômeno aconteceu entre 0h01 e 0h51, do dia 21 de fevereiro de 2008, quando o satélite natural ganhou uma cor avermelhada, fruto dos raios luminosos do Sol que passam de raspão pela atmosfera terrestre, são desviados e conseguem iluminar suavemente a superfície lunar.A luz solar é chamada de luz branca e é composta por todas as cores visíveis, do vermelho ao violeta. E cada uma dessas cores sofre um desvio diferente que aumenta do vermelho para o violeta. Na condição do eclipse, somente luz nas cores entre o vermelho e o laranja consegue mergulhar para dentro do cone de umbra da Terra e atinge a Lua depois de sofrer desvio na atmosfera. As demais cores não conseguem penetrar no cone de umbra.

Aliás, o azul é predominantemente espalhado pelas partículas da atmosfera e, por isso mesmo, durante o dia, o céu é azul.

O final do eclipse total da lua oficial foi as 3:17hr, o fenômeno deixou de ser notado nos céus a partir das 2:09hr, quando a parte mais intensa da sombra projetada pela Terra chamada de umbra deixou de atingir a Lua.


Outro fenómeno igualmente lindo é a Aurora Boreal que não temos o prazer de vêr por estas latitudes.



O fotógrafo britânico Mark Humpage, especialista em fotos de fenômenos climáticos, conseguiu registrar imagens raras da Aurora Boreal, no Pólo Norte. “Foi uma das imagens mais incríveis que já vi”, conta o fotógrafo. “Havia rios de cores se movendo e cobrindo o céu todo de horizonte a horizonte”.Para capturar as imagens, Humpage ficou duas noites inteiras fotografando o fenômeno em Karasjok, onde a temperatura registrava -20º C.


Aurora boreal de 22 de julho de 2007

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus nocturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes. Ocorre normalmente nas épocas de Setembro a Outubro e de Março a Abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.


Aurora boreal no Alasca

Sem comentários: