terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O mito do Leite

"...O leite apresenta uma elevada quantidade de cálcio. Não significa, contudo, que seja necessário ao homem o cálcio do leite. Na verdade, a vaca retira-o dos vegetais que consome.
Os países maiores consumidores de lacticínios são, na verdade, os que apresentam maiores taxas de osteoporose: Finlândia, Suécia, USA, Inglaterra.
Outro exemplo é a ingestão de cálcio nas localidades rurais da China: 50% menos do que nos USA. E o índice de fracturas ósseas nas zonas rurais da China é 1/5 menos do que nos USA.

As justificações para estes números são várias. Uma delas pode residir na vitamina D, que é essencial à absorção do cálcio. Pode ser obtida pela simples exposição ao sol, visto que a nossa pele é capaz de sintetizá-la.
Outra justificação, mais importante, é a perda de cálcio provocada pela ingestão descontrolada de alguns alimentos. Por exemplo, uma mulher expele através da urina 28 miligramas de cálcio após comer um hambúrger de carne de vaca. Ou 2 miligramas após tomar uma chávena de café.
A ingestão de proteínas em excesso em países como os USA e a Inglaterra podem sugerir uma justificação para os índices de osteoporose, mas a fonte de onde obtêm o cálcio lança outra ideia: a fonte do mineral. Isto porque, ao passo que o Homem absorve entre 50 e 64% do cálcio presente nos vegetais, o índice de absorção do que existe no leite de vaca ronda os 32%...." Ler mais em

Fonte: http://www.centrovegetariano.org/Cat-17-Lactic%25EDnios.html

Quase desesperei quando pela primeira vez li sobre este assunto, meu Deus, mas eu adoro leite! Não vai ser possível mudar os meus hábitos!?
Enganei-me.
Foi até o mais fácil e o que mais cumpro diáriamente....
Alternativas?
Algumas, entre as quais e a que mais gosto estão os
flocos de aveia
Verifiquei quase de imediato a diferença que provocou no meu organismo a nível de mucos nas vias respiratórias, desapareceram quase por completo (e lembro que também não eliminei o leite a 100%)



Ora aqui vão mais umas informações:

"...No norte da Europa, desde há muitos séculos que se consome aveia. É o cereal tradicional do norte das Ilhas Britânicas, nomeadamente na Escócia e Irlanda, mas também na Inglaterra. Actualmente este cereal começa a fazer parte da alimentação de povos de todo o mundo. A aveia é considerada um cereal dos países frios e húmidos, pois aumenta a resistência do organismo ao frio.

Este cereal é rico em minerais como o magnésio, o fósforo e o cálcio, responsáveis pela formação de ossos e dentes saudáveis. É igualmente rico em vitaminas B1, B2, B5, E e niacina. Contém ainda 13,5% de proteínas, nestas se incluindo o glúten, gorduras (7%), hidratos de carbono complexos, que são absorvidos lentamente pelo organismo, proporcionando uma taxa constante de glicose no sangue, e silício..." Ler mais em

Fonte: http://www.centrovegetariano.org/Article-270-Aveia%253A+cereal+de+m%25FAltiplas+virtudes.html

Sem comentários: