segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Nozes pela nossa saúde


Já repararam na semelhança entre uma noz e o nosso cerebro? Afinal quando se diz: "tens o cerebro do tamanho de uma noz", isso é capaz de não ser tão negativo como pensávamos .....
Na verdade já antigas teorias científicas do simbolismo viam na aparência externa da noz como que um cérebro humano e, por isso, um indício da sua importância para a cura do cérebro.

Originária da Pérsia, a nogueira era considerada pelos romanos uma árvore sagrada, símbolo de fecundidade, chegando a viver duzentos a trezentos anos. A noz pertence à família das oleaginosas, e é naturalmente rica em gorduras polinsaturadas (e ómega 3), sendo por isso aconselhada para o coração.
De acordo com investigadores, as nozes reduzem a inflamação e a oxidação das artérias, após uma refeição rica em gorduras saturadas, recomendando deste modo, uma dose diária de cerca de quatro nozes. A gordura da noz é ainda mais benéfica para o coração que a do azeite.
Especialmente rica em vitamina E, um poderoso antioxidante cardiovascular, que ajuda a neutralizar compostos nefastos para o nosso organismo.a noz contém também proteínas, magnésio, potássio, fósforo, ferro e zinco, o que a tornam num alimento completo e saudável. Em quantidade razoável encontra-se a vitamina B6, ácido fólico, tiamina.
Devido ao seu teor em fósforo (288 mg/100g) e magnésio (160mg/g), é indicada para pessoas sujeitas a grande desgaste intelectual e constitui um tónico cerebral, que alimenta as células nervosas.
Por ser muito energética (730 kcal por 100g), o seu consumo é mais indicado na parte da manhã, e constitui uma boa opção para atletas e desportistas, sujeitos a esforço físico regular. Também as crianças e os idosos, que têm necessidades nutricionais acrescidas, podem incluir um punhado de nozes ao pequeno-almoço e lanche.

Pelo seu elevado teor em gordura, as nozes dão certamente a sensação de aconchego nestes dias mais frios e podem ser adquiridas com ou sem casca, embora com casca não oxidem com tanta facilidade. Na culinária, qualquer que seja a sua utilização, conferem sempre um toque especial e requintado aos cozinhados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Encontrei o seu blog por acaso e achei-o muito interessante devido a diversidade de temas aqui tratados.
Relativamente às nozes vou experimentar um punhado de nozes ao pequeno almoço, já que tenho muito desgaste intelectual.
Um abraço.