quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

90 anos sobre a morte de Gustav Klimt

Gustav Klimt (1862–1918)
O pintor austríaco foi quem melhor inseriu a beleza feminina no meio artístico.
Criando um conceito de que o mundo tem uma aparência feminina, o artista vienense trabalhou com uma estética de prazer e erotismo.


Sea Serpents IV


Devido ao conservadorismo da época, sofreu rejeição e foi incompreendido até pelos seus companheiros de pincel. Com apenas 14 anos, em 1876, entrou para uma escola de artes decorativas, onde aprendeu desenho ornamental.
"A Virgem", de 1913: belas mulheres, cores e um erotismo sutil.



Maiden, The / 1912 - 13

De uma família com formação tradicional, Klimt teve seis irmãos, dos quais três deles participaram de sua carreira. Ernst fazia molduras, George era cinzelador e fazia esculturas e Franz, em 1883, montou a Companhia dos Artistas, para decoração de teatros e edifícios públicos. Apesar do sucesso alcançado em vida, não se considerava interessante como pessoa. Embora admirado pela alta sociedade, Klimt não era aceite por ela devido à aparência despojada e jeito recluso. Era muito tímido e não gostava de aparecer em público.
Ainda que suas obras mais comentadas sejam as que apresentam belas mulheres multi-coloridas, cerca de 1/4 de seus quadros são paisagísticos. Quadrados e de estilo impressionista, apresentam árvores, jardins, casas e pântanos em duas fases distintas. Esboços entre 1898 a 1903 e obras mais elaboradas entre 1905 a 1916.
Ao morrer em 1918, por problemas de sáude, Gustav Klimt deixou vários quadros inacabados, já que tinha o hábito de trabalhar em diferentes telas ao mesmo tempo. Chamados de Obras Tardias, tais trabalhos apresentam maior apuramento estético e um erotismo singelo.



"Judith I (Salomè)" 1862-1918


“Les trois âges de la femme” 1905

5 comentários:

Anónimo disse...

gostei... não conhecia confesso a minha ignorancia mas é de uma sencibilidade unica estes quadros que aqui tens
Joni

Lucio DSF - Floripa disse...

Lucio - Floripa/S.C./Brasil
Judith (Salomé) foi minha escolha em 1969 ( neste ano tinha 15 anos) para ilustrar a capa da minha primeira fita K7 com músicas só de ROCK, jimi Hendrix entre outros. Escolhi por representar a modernidade do rock como revolução musical e de gerações, olhem só a data desta obra.

Cândida Cortes disse...

E pensava eu que já tinha visto - em pintura - as mulheres mais belas e, simultâneamente, mais puras, mais virginais! Agora, e depois de tantos quadros que apreciei em Paris, Amesterdão,Tel Aviv, e até aqui-no meu País-, fiquei surpresa e confusa como este artista (tão desconhecido) sentiu a beleza, o toque sensual e puro de certas mulheres!
Obrigada por me terem aberto os olhos quando estou, talvez, a caminho de definitivamente os fechar... tenho 84 anos.
Cândida Cortes

gilberto disse...

Impressionante como, no decorrer da vida, aprendemos a admirar o trabalho de alguns excelentes pintores enquanto outros, com uma obra maravilhosa como Gustav Klimt, nos passam ao lado até que alguém nos abra os olhos. Obrigado.

tita disse...

trabalho belíssimo! obrigada por trzer a tona esse artista que esbanjou talento; é claro que viveu intensamente, e soube retratar com uma sutileza impar sua visão e sensibilidade. Parabéns Gustav, de onde vc estiver receba minha vibração de alegria e admiração.