quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Temperamento explosivo

".....Era uma vez um menino que tinha um temperamento muito
explosivo.Um dia ele recebeu um saco cheio de pregos e
uma placa de madeira. O pai disse-lhe que martelasse
um prego na tábua todas as vezes que perdesse a paciência com
alguém. No primeiro dia o garoto colocou 37 pregos na
tábua.Já nos dias seguintes, enquanto ele ia aprendendo
a controlar sua raiva, o número de pregos martelados por
dia foram diminuindo gradualmente. Ele descobriu que
dava menos trabalho controlar a raiva do que ter que
ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de
madeira...Finalmente chegou um dia em que o menino não
perdeu a paciência em hora alguma. Ele falou com o pai
sobre o seu sucesso e sobre como se estava a sentir melhor
em não explodir com os outros e o pai sugeriu que ele
retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para
ele.
O menino então trouxe a placa de madeira, já sem os
pregos, e entregou-a ao seu pai. Ele disse: Você está de
parabéns, meu filho, mas dê uma olhada nos buracos que
os pregos deixaram na tábua Ela nunca mais será como
antes. Quando você diz coisas com raiva,suas
palavras deixam marcas como essas. Você pode enfiar uma
faca em alguém e depois retirá-la? Não importa quantas
vezes você peça desculpas, a cicatriz ainda continuará
lá.Uma agressão verbal é tão ruim quanto uma agressão
física.Amigos são como jóias raras. Eles fazem-te sorrir
encorajam-te para alcançar o sucesso. Eles
emprestam o ombro, compartilham os teus momentos de
alegria, e sempre querem ter seus corações abertos para
ti."


-Quantas tábuas já marquei com o meu temperamento exlplosivo?
Não é fácil mudar mas é para lá que caminho
A todas as tábuas que marquei
Que possam assistir a essa mudança
NITA

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá... adorei esta reflexão pois pude bisbilhotar um poquinho dentro de mim para entender melhor este meu temperamento dificil. Um beijão
Tuany

Anónimo disse...

adorei seu blog.

Anónimo disse...

seu blog é lindo,com tantas mensagens
lindas!
jaira_nl@hotmail.com

jéh disse...

nossa gostei desse
blogue


me orientou bastante

nightrider disse...

Tenho um temperamento hiper-explosivo!Fico furiosíssimo quando tentam me usar,me manipular e me oprimir de qualquer maneira!Mas,no entanto,sou pacífico e compreensivo com minha família e amigos,sem nunca ter explodido com eles,dialogando e tentando entender o porque de me fazer algo que não gostei...só com estranhos...Explicação??

Ci disse...

Eu sou o oposto... com estranhos nunca jamais perco a cabeça...mas justamente com as pessoas que eu amo, as quais eu menos desejaria magoar, isso acontece com certa frequencia... sofro demais com isso....