terça-feira, 17 de maio de 2011

Land Art

Esta semana passou na RTP2 "Diários de Escultura" um programa que achei super interessante em que o apresentador falava de um modo muito fascinante sobre Land Art.


A Land Art também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.

Duas Obras chamaram a minha atenção em especial:


A primeira









Spiral Jetty, do artista Robert Smithson, é uma das mais famosas obras de Land Art, realizada no deserto de Utah no 2º maior mar morto do mundo.



A Segunda













Os Túneis Solares de Nancy Holt .

É hoje sem dúvida a obra mais conhecida de Holt e alguns descrevem-na como a Stonehenge ou a Nazca da América do Norte.
É constituída por quatro tubos dispostos numa área com mais de 16 hectares no meio do deserto da Grande Bacia, nos arredores da cidade de Lucin, Utah.
As diagonais formadas pelos tubos têm mais de 26 metros, com mais de 15 metros de distância entre cada tubo. Cada tubo pesa 22 toneladas e tem um comprimento de cerca de 5'50 mts com um diâmetro de quase 3 mts.
Acentam na base do que foi o Lago Bonneville, que secou ao longo dos séculos, deixando uma planície totalmente isolada e remota, mas facilmente acessível por veículo.
Devido à colocação especial dos túneis, cada um reage de forma diferente à luz do sol do deserto, dependendo da hora do dia ou estação do ano. Na verdade, os tubos estão perfeitamente alinhados com o nascer e o pôr do sol nos solstícios de Inverno (em 21 de Junho) e solstício de Verão (em 21 de Dezembro), de modo que o trabalho desempenha também um papel de relógio universal para documentar ciclos solares. Se nos abrigarmos no interior do túnel para fugir do calor sufocante do deserto podemos ver que a artista esculpiu furos pequenos (17-25 cm de diâmetro) que correspondem a constelações diferentes: Draco (dragão), Columba (pomba), Perseu (Perseus) e Capricornus (Capricórnio), com o tamanho dos buracos na proporção da magnitude de cada estrela, reflectem a luz solar de uma constelação no interior escuro de cada túnel, transformando o dia em noite e invertendo a relação entre o céu e a terra. 
Espectacular...

Mais sobre Land Art
Vejamos algumas Obras de Jim Denevan


FOTOS DO GOOGLE





Sem comentários: