segunda-feira, 7 de abril de 2008

Dicas para melhorar o meio ambiente

Quando no meu dia-a-dia faço algo em que acredito estar a contribuir para a saúde do meio ambiente, não o faço apenas pensando que sozinha vou mudar o mundo mas porque acredito que se todos o fizessem, estaríamos certamente num planeta muito melhor.
Há hábitos que podemos aprender e outros que devemos deixar. Mas por vezes complicamos achando que estamos a simplificar. Um exemplo disso é quando compramos quatro ou cinco produtos de limpeza diferentes para cada função quando na verdade poderíamos usar um produto natural que temos sempre ao nosso alcance. Refiro-me ao vinagre que é usado sobretudo no uso culinário mas que tem múltiplas aplicações.Todos os tipos de vinagre matam germes e bactérias. Por esse motivo, devemos temperar a salada com vinagre e azeite em vez de maionese.
Entretanto, o vinagre é muito mais do que um ingrediente na cozinha. Ele tem poder curativo e serve até de cosmético.

Não me vou estender aqui sobre as suas propriedades, o meu objectivo é deixar algumas dicas que eu própria já pratico e que vão ajudar e muito o nosso planeta.




Na casa:

Principalmente se reside num local com muita humidade, o vinagre evita a formação de mofo e refresca o ambiente. Limpe os armários com vinagre e deixe secar, depois pode deixar num recipiente um pedaço de carvão para absorver a humidade. O cheiro do vinagre desaparece no fim de seco.

Escove os tapetes com água e vinagre, para além da acção bactericida, aviva as cores.

O ambiente poluído com fumo de cigarro, vaporize-o com água e vinagre.

Vaporize com mistura de água e vinagre almofadas e colchões e ponha-os ao sol, principalmente em quartos de crianças que ainda façam chichi na cama ou de pessoas doentes e acamadas. Na roupa, retirar a urina numa primeira água e em seguida deixar de molho com água e vinagre; depois lavar normalmente, mas enxaguando com água e vinagre. Se for urina de animais usar mais vinagre.

Na máquina de lavar roupa, na última água de enxaguar ponha vinagre, ele corta o efeito do sabão, desinfecta e amacia a roupa prevenindo também a formação de calcário. Na máquina de lavar loiça pode fazer da mesma maneira.

Na sanita para que fique sempre impecavelmente esterilizada ponha dentro meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre; 10 minutos mais tarde deite água a ferver.

Para limpar material metálico com verdete ( banheiros, principalmente )

Em ambientes recém-pintados, molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local para cortar os odores da tinta. Os pincéis lave-os como de costume e depois enxaguar com mistura de água e vinagre.

No ferro de engomar a vapor aplique umas gotas de vinagre no depósito.

No Micro-ondas faça ferver durante cinco minutos um copo de água com vinagre. Os odores serão eliminados e os resíduos dos alimentos podem ser facilmente removidos.

Nas panelas retira as manchas deixadas pela fervura principalmente nas panelas de pressão.

O frigorífico deve limpá-lo com água e vinagre. Pode deixar lá dentro uma bola de algodão embebido em vinagre.

As bancadas da cozinha devem ser limpas com água e vinagre, desinfecta e ao mesmo tempo afasta moscas e mosquitos.

Deixe os legumes de molho alguns minutos em água e vinagre para desinfectar e deixá-los mais estaladiços, também afugenta os parasitas.

Os vidros e espelhos ficam brilhantes, sem gordura e ajuda a não embaciar.

Perto do fogão quando está a fritar ponha um copo com vinagre para absorver os cheiros.

No caixote do lixo mantenha o saco de plástico vaporizado com vinagre.

Para remover o cheiro de cebola das mãos.



Saúde e beleza:

O vinagre activa a circulação do sangue, alisa a pele e mantém a sua protecção ácida.

O vinagre misturado com sumo de cebola pode ajudar a reduzir o aparecimento de manchas de idade. Misture partes iguais de sumo de cebola e vinagre, e passe sobre elas. Após várias semanas com esta rotina diária, as manchas devem clarear.

Para aliviar a comichão na pele, dores musculares e cãibras adicione 240 ml de vinagre de maçã numa banheira com água morna. Permaneça dentro da banheira pelo menos 15 minutos. Também resulta apenas com pulverização.

Vinagre de maçã é um óptimo pós-barba ajudando a manter a pele macia e com aparência jovem. Mantenha uma pequena garrafa de vinagre de maçã no armário dos remédios e passe no rosto após a barba.

Para o tratamento da acne, utilize um frasco limpo para misturar 1 colher de chá de vinagre e 10 colheres de chá de água. Lave o rosto normalmente de manhã e depois leve o frasco consigo juntamente com algumas bolas de algodão para passar na pele várias vezes ao dia. Esta solução não deverá secar a sua pele e o vinagre ajudará a devolver o equilíbrio natural do pH.

misture partes iguais de vinagre e creme para as mãos para melhorar a pele seca.

O vinagre torna o seu cabelo mais limpo e brilhante e é um óptimo amaciador.Misture 1/2 copo de vinagre para 2 copos de água para enxaguar.
Se massajar vinagre puro no couro cabeludo antes de passar o champô ajuda a controlar a caspa e previne os piolhos.

Também dá brilho ao pêlo do cão e tira o seu cheiro característico.

Passar um pouco de vinagre (não diluído) no local das picadas de insectos ou outras infecções como micoses. Isso desinfecta, tira a dor e o inchaço.

Um copo de água morna misturado com três colheres de sopa de vinagre de maçã, após escovar os dentes, faça um bochecho com a mistura.


Atenção: não usar em locais com ferimentos nem na pele de crianças e bebés.

Será útil ter espalhado pela casa alguns vaporizadores com diferentes concentrações a utilizar consuante a finalidade.

Sem comentários: